-
Arquitetos: K2A
- Área: 560 m²
- Ano: 2016
-
Fotografias:Nicolas Schimp
-
Fabricantes: Berker, Fantini, SVK, Sky-Frame, VALVO, VANDERSANDEN
Descrição enviada pela equipe de projeto. A residência original foi construída nos anos 60, com um estilo remetendo à clássica casa familiar desta parte de Bruxelas. O projeto está situado em um rico e verde bairro residencial na periferia da cidade.
A antiga residência era essencialmente um edifício de dois pavimentos de tijolo branco. Aproveitou-se a inclinação do terreno para incluir uma garagem para dois automóveis no subsolo no qual caberia uma escada exterior que conduz a entrada principal no térreo.
O estrito código de construção requeria que a geometria do antigo edifício não fosse modificada, incluindo suas coberturas inclinadas, sua altura e os materiais com os quais foi originalmente construído. Entretanto, existiam poucas regras sobre 'esculpir' o terreno ou escolher a paleta de cores.
A intervenção consiste em renovar e ampliar a casa existente.
I. Criação de uma "base": o térreo da edificação foi estendido melhorando a geometria do projeto e gerando a impressão de que agora ele se assenta sobre um pedestal. Esta extensão também oferece uma nova escada exterior que une dois níveis do jardim e cria uma passagem ao longo da fachada sul. Por fim, três nichos estão esculpidos dentro da massa dessa base: a garagem, a entrada do escritório e a nova entrada principal.
II. Revendo o interior: a nova entrada da residência foi rebaixada até o nível do solo, oferecendo um acesso direto e generoso aos seus ocupantes. O primeiro pavimento também foi liberado completamente. Uma vez dentro, uma nova escada escultórica se abre ao longo das paredes. Além disso, o novo salão agora possui pé-direito duplo.
III. Emoldurar a natureza: para conferir a impressão de uma estrutura monolítica foi utilizada uma paleta de cores para a fachada, cobertura e esquadrias. As paredes interiores da residência, vistas como uma "câmara escura", estão pintadas principalmente de cor branca que oferece um contraste perfeito com o mundo exterior: as janelas se convertem em momentos emoldurados da paisagem natural circundante.
Descrição do produto. Para conferir uma ampla visão do entorno, foram utilizadas esquadrias muito finas. Além disso, em vez de utilizar a técnica tradicional de colocar as esquadrias dentro da abertura, elas foram encaixadas no lado exterior. Em certos casos, cria-se a impressão de que as esquadrias desaparecem por completo.